
Como verificar corretamente o nível de água do carro?
Como completar o nível de água
Caso seja necessário adicionar mais água no sistema de arrefecimento, você precisa tomar alguns cuidados importantes. Dê partida no carro, pois se o carro já estava ligado e a água já tinha esquentado, ao dar partida, a água adicionada, que está mais fria, se mistura com a quente e desta forma não terá problemas.
Cuidado na hora de abrir a tampa do radiador, pelo fato do motor estar quente corre o risco de espirrar água quente, portanto abra com muita cautela ou espere até que esfrie.
Como verificar se há vazamentos
A existência de vazamentos é uma das causas que faz com que você precise completar a água do veículo constantemente.
Na maior parte dos carros é tolerada uma pequena baixa no nível. O normal seria não baixar nunca. Mas há sistemas que tem pequena perda por evaporação, o que podemos considerar comum completar o líquido entre as marcas mínimo e máximo em até 200 ml em uma semana.
Caso o veículo esteja baixando mais do que essa quantidade por semana é bem possível que exista algum vazamento no sistema, que pode ser através das mangueiras, selos, juntas ou até mesmo pela tampa do reservatório, que deve ser trocada a cada 30 mil quilômetros. Nesta situação é preciso procurar um especialista. Motor sem água pode superaquecer e, em último caso, até fundir.
O jeito mais fácil e rápido para verificar isso é durante a adição da água no reservatório. Se notar que o nível da água está baixando imediatamente, ou se há algum fluxo de água na parte de baixo, próximo ao motor, deverá buscar um mecânico com urgência.
A maioria dos motoristas não sabem, mas um carro opera em altas temperaturas e no momento de uma combustão, a temperatura pode chegar a 3.000 °C. Como é a água do motor que refrigera todo este sistema, verificar o reservatório de água do radiador com frequência é muito importante para evitar que o motor superaqueça e o carro pare de funcionar, deixando o condutor em situação difícil.